CULTURA ORGANIZACIONAL
A Aprosoja não atua nas responsabilidades individuais dos produtores: sua ação é orientada para ocorrer sempre em prol do coletivo, desenvolvendo ações e estratégias que possam beneficiar a maioria dos produtores do Estado.
Seu trabalho é proativo e visa alterações e aperfeiçoamento em leis, decretos e marcos regulatórios, assim como busca manter participação ativa na formulação da política agrícola.
Sempre que possível, atua em parceria com outras entidades para garantir que as instituições públicas e privadas cumpram seu papel na cadeia produtiva, respeitando as leis existentes.
Seu modelo de gestão é baseado em Comissões de Trabalho – fóruns de discussão coordenados por membros da diretoria e profissionais de áreas específicas. Se relaciona com os produtores por meio dos Núcleos Regionais, proporcionando um trabalho que vai ao encontro das necessidades existentes em cada região.
A Aprosoja incentiva a organização dos produtores de soja e milho nos núcleos , promovendo um contato direto e constante com as bases por meio de seus Delegados locais.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
1º Fortalecer a entidade, através da fidelização dos produtores de soja e milho do Estado, excelência em gestão, governança e independência financeira.
2º Fortalecer a imagem da produção e do produtor rural como agentes fundamentais do desenvolvimento social, econômico e ambiental.
3º Articular a criação, o aperfeiçoamento e a aplicação de políticas públicas com o objetivo de reduzir custos logísticos, de modo a garantir a competitividade do escoamento da produção agroindustrial do estado.
4º Articular a criação, aperfeiçoamento e a aplicação de políticas agrícolas voltadas à melhorias no crédito, comercialização, tributação e renda do produtor.
5º Articular a criação, o aperfeiçoamento e a aplicação de políticas públicas voltadas às áreas de pesquisa agronômica, insumos de produção e demais itens envolvidos na produção agrícola.
6º Articular a criação, o aperfeiçoamento e a aplicação de políticas públicas e privadas voltadas às áreas trabalhista, ambiental e fundiária que impacte as propriedades rurais.
7º Realizar e apoiar projetos de campo que contribuam para a melhoria da gestão, aumento da rentabilidade e diminuição dos riscos na atividade agrícola.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A estrutura organizacional da Aprosoja é constituída inicialmente pela Assembleia Geral, que é composta por todos os produtores de soja e milho associados. O Conselho de Representantes é composto pelos Delegados das regiões, pelos Diretores e Conselheiros (Fiscal e Consultivo).
Os Delegados têm a função de representar localmente a entidade e trazer as demandas do campo para a criação de projetos, norteando as ações. A Diretoria da entidade é composta pelo presidente, por quatro vice-presidentes regionais, pelo diretor administrativo e seu suplente, e pelo diretor financeiro e seu suplente. Já o Conselho Fiscal é formado por três titulares e três suplentes, e tem o objetivo de fiscalizar as contas da entidade. O Conselho Consultivo é representado pelos ex-presidentes da entidade e pelo presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Os colaboradores que atuam de forma integral para a entidade formam a Secretaria Executiva, com base em Cuiabá. Fazem parte ainda do staff da Aprosoja os supervisores de projetos, profissionais contratados para atender in loco os produtores associados nas principais regiões produtoras.