Notícias

Texto
Compartilhar

Primeira base aérea no interior de MT é inaugurada

Base aérea integrada de combate a incêndio florestal no Brasil também foi inaugurada na ocasião

Créditos: Divulgação

22 de Fevereiro de 2018

A primeira base aérea no interior de Mato Grosso, localizada em Sorriso (a 400 km de Cuiabá), foi inaugurada, na quarta-feira (21). O hangar, que vai atender as regiões Norte e Médio-Norte de Mato Grosso, conta com equipes e aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).
 
A primeira base aérea integrada de combate a incêndio florestal no Brasil também foi inaugurada na ocasião. Junto com os profissionais do Ciopaer, estarão de prontidão os integrantes do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do CBM-MT. Com isso, a base descentralizará não fará só as operações de segurança pública, mas também de fiscalização ambiental na região.
 
O evento teve a presença do segundo vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), do governador Pedro Taques, do vice-governador, Carlos Fávaro, do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, do deputado federal Xuxu Dal Molin e do secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia. 
 
O hangar foi construído em parceria com a prefeitura, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do município.
 
A unidade do GAvBM conta com duas aeronaves modelo Air Tractor 802F, voltadas ao combate de incêndios florestais, que foram adquiridos com o recurso do projeto financiado pelo Fundo Amazônia. A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do Corpo de Bombeiros proposto ao Fundo Amazônia, que é um caixa de aporte financeiro, encabeçado pelo Governo da Noruega, para projetos de proteção da floresta amazônica.
 
Fiscalização ambiental - A nova base é considerada fundamental para proteger do fogo as Unidades de Conservação (UCs) sediadas na região. Atualmente, o Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), tem sob responsabilidade 16 áreas de proteção no bioma amazônico. 
 
Assim, a Sema atua em parceria com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) para o combate de queimadas irregulares e desmatamento, custeando parte das operações. As duas entidades integram o Comitê Estadual de Gestão do fogo, sendo que a Sema preside o colegiado, enquanto o BEA é responsável pela Secretaria Executiva.
 
As atividades no hangar também ocorrerão em parceria com as Secretarias de Estado e a prefeitura de Sorriso. 
 
De acordo com o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli, a entrega do hangar garante uma resposta mais rápida nas operações, pois não haverá a necessidade de aeronaves se deslocarem de Cuiabá. Ele ainda disse que a inauguração da base é uma das ações que marcam a comemoração dos 20 anos da unidade operacional. “Somos uma unidade de apoio, colaborando com a segurança pública. Esta base é um sonho realizado”.
 
Equipamentos - A equipe destinada a Sorriso conta com aproximadamente 30 profissionais, entre bombeiros e policiais civis e militares. Compõem o kit de materiais disponibilizados para a unidade: um farol de busca, equipamento para auxílio de combate a incêndio, macas para socorrismo, bolsa de resgate, armamento, munições, cabos para rapel, para içamento de pessoas e de carga, entre outros. O helicóptero do Ciopaer enviado para a base de Sorriso é avaliado em mais de R$ 10 milhões. 
 

Fonte: Gcom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também