Releases

Texto
Compartilhar

Sustentabilidade

Aprosoja começa Campanha de prevenção de incêndios na área rural

Estão previstos cursos ao longo do mês de junho focado nos agricultores de Mato Grosso

Divulgação

11/06/2018

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) começou neste mês a campanha de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais de 2018. Ao longo de junho, ocorre a programação anual dos cursos e palestras sobre a prevenção de incêndios. O primeiro munícipio que recebeu a rodada foi Sinop, entre os dias 05 e 08 de junho. O próximo será Canarana, de 18 a 22 de junho. 
 
Os eventos são promovidos pela Aprosoja, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Em Canarana, o curso será no Sindicato Rural e podem participar produtores rurais e sociedade em geral. 
 
A programação é dividida em quatro partes. A primeira é focada na prevenção de incêndios em colheita do milho, onde é apresentado o Procedimento Operacional Padrão (POP). Em seguida, haverá palestra sobre o monitoramento dos incêndios florestais em Mato Grosso. 
 
Na terceira parte os Bombeiros realizam a campanha preventiva na prática, junto às comunidades locais, assentamentos e produtores rurais. A última parte da programação é o curso de formação de brigadista florestal e a campanha preventiva na teoria. 
 
É válido lembrar que a ação do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Emergência Ambiental e da Sema refletiu na criação de brigadas de incêndio em mais de 15 municípios de Mato Grosso. A brigada é uma estratégia criada pelo Governo do Estado para o período proibitivo de queimadas, envolvendo sociedade civil, Estado, município e entidades de classe. No caso de Mato Grosso, a proibição de queimas ocorre de 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser prorrogada até outubro, se necessário. 
 
“A parceria com os Bombeiros vem desde o ano passado e tem se mostrado excelente. No ano passado, foram treinadas mais de 180 pessoas. A parceria se faz necessária uma vez que entendemos que o produtor rural é que faz a primeira resposta no combate do incêndio na propriedade, principalmente neste período da colheita do milho, época de maior ocorrência de incidentes nas propriedades rurais, acarretando prejuízos ambientais e econômicos. Felizmente, as ocorrências diminuíram. Mas, orientamos que os produtores continuem atentos aos procedimentos de prevenção a serem tomados”, afirma a assessora de política socioambiental da Aprosoja, Marlene Lima. 
 
Mais informações – Os agricultores interessados em realizar o curso em Canarana podem procurar o sindicato rural, pelo telefone (66) 3478-1284. O curso é gratuito. Núcleos da Aprosoja interessados em levar a programação para sua cidade devem procurar a Aprosoja pelo telefone (65) 3644-4215. 
 
A Aprosoja elaborou alguns materiais de apoio, como cartilha e o Plano Operacional Padrão (Pop) da colheita do milho segura.  Acesse aqui e aqui os materiais. 
 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também