Releases

Texto
Compartilhar

Defesa Agrícola

Aprosoja debate os desafios do combate à ferrugem asiática da soja

O evento continua nesta sexta (31/5)

30/05/2019

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, e o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato grosso (Aprosoja MT), Lucas Beber, participam de Workshop sobre Ferrugem Asiática da Soja – Situação Atual e Desafios, promovido pela Embrapa, nesta quinta-feira (30/5), em Brasília.

Bartolomeu sugeriu a realização de “estudo cientifico para apoiar qualquer decisão que seja adotada em torno do calendário do plantio de soja e do vazio sanitário em todo o país”.

O presidente da entidade defendeu realização de consulta junto a produtores rurais para revisão das regras atuais de calendarização de acordo com as características para produção em cada estado.

Lucas Beber externou a “insatisfação de produtores de Mato Grosso e de outros estados com a calendarizacão atual”, que inviabiliza a produção de sementes por parte dos produtores.

Ele ressaltou também que as regras atuais acabam provocando aumento do uso de fungicidas para conter o aumento da incidência de ferrugem asiática no período de plantio.

Participaram do debate produtores, pesquisadores e representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), do Ministério da Agricultura e da Embrapa Soja.

O evento continua nesta sexta (31/5) com a participação de representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), do Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC Brasil) e do Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC Brasil).

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também