Releases

Texto
Compartilhar

Sustentabilidade

Aprosoja e Bombeiros se unem contra incêndios

Parceira é inédita e visa combater ou minimizar prejuízos nas lavouras no período de seca

Divulgação

20/04/2017

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) lança todos os anos uma campanha contra incêndios na área rural, durante o período proibitivo de queimadas, que vai de julho a setembro. Para este ano, houve inovações na programação voltada aos agricultores e uma parceria inédita com o Corpo de Bombeiros. 
 
A primeira ação, iniciada no mês de março e que continua até o final de abril, é uma rodada nas quatro regiões produtoras do estado, com foco em visitas às prefeituras para possíveis parcerias. “Ao fim, teremos visitado mais de 30 municípios para apresentar aos prefeitos a importância da prevenção de incêndios e que orientação deve ser feita”, explica a assessora de política socioambiental da Aprosoja, Marlene Lima. 
 
Em um segundo momento, no caso de a prefeitura definir pela parceria, o Corpo de Bombeiros passa a agir, com curso de formação de brigada municipal mista. A brigada é uma estratégia criada pelo Governo do Estado para o período proibitivo de queimadas, envolvendo sociedade civil, Estado, município e entidades de classe. 
 
De acordo com a assessora de política socioambiental, as brigadas são fundamentais, já que municípios menores nem sempre contam com equipe do Corpo de Bombeiros em caso de incêndios, tanto na zona urbana como na rural. 
 
Além disso, um outro diferencial, no caso dos cursos de formação de brigadas, é que os associados da Aprosoja poderão participar. “E haverá aula prática, que é essencial para o produtor entender, de fato, como agir em caso de incêndios. Esse é o principal ganho da campanha de 2017. Em anos anteriores, fazíamos cartilhas, informes técnicos e vídeos, todos de maneira orientativa. Agora, o associado vai ser capacitado para agir”, define Marlene Lima. 
 
Rodada – A rodada realizada pela Aprosoja passou por 31 municípios, das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Confira quais cidades foram visitadas: Sinop, Sorriso, Vera, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Itaúba, Matupá, União do Sul, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera, Jaciara, Campo Verde, Primavera do Leste, Alto Taquari, Alto Garças, Querência, Canarana, Água Boa, Nova Xavantina, Diamantino, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio.
 
O objetivo da Aprosoja é que as prefeituras definam se farão a parceria até a próxima semana. 
 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também