Releases

Texto
Compartilhar

Política Agrícola e Logística

Aprosoja leva palestra sobre Seguro Rural a Rondonópolis

Objetivo é apresentar regras do sistema de seguro à agricultura para os membros do Grupo Guará

Acervo Aprosoja

18/10/2016

“Seguro Rural” é o tema da palestra que o gerente de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Frederico Azevedo, ministra hoje à tarde em Rondonópolis. Na plateia, agricultores que compõem o Grupo de Análise de Resultados Agropecuários (Grupo Guará), que completa 20 anos de existência no ano que vem.

“A ideia é divulgar como funciona o seguro rural, como se calcula os valores de indenização e quais são as regras, para que os produtores possam avaliar se é uma opção viável para eles”, explica Azevedo. Um dos objetivos da comissão de Política Agrícola da Aprosoja é garantir junto a mercado e a governos alternativas reais de garantia para a sojicultura de Mato Grosso.

Formado por nove associados da Aprosoja que plantam aproximadamente 250 mil hectares, o Grupo Guará tem como um dos diferenciais o foco dado à gestão rural. “É um ótimo exemplo sobre como usar a metodologia argentina dos grupos de discussão”, observa o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

A cada ciclo, os participantes do grupo abrem suas propriedades para os demais colegas e apresentam informações agronômicas, econômicas e financeiras. É da comparação entre as propriedades que surgem as tomadas de decisão que têm colocado os membros do grupo na elite da agricultura estadual.

Com o radar sempre aberto a novidades e tendências que podem resultar em bons resultados no campo, parece ter chegado a vez agora do seguro rural. “Meu papel é apresentar as regras do jogo, mas a decisão é dos associados, pois cada produtor sabe dos riscos de seu negócio”, pondera o gerente de Política Agrícola.

Além de soja, os membros do grupo Guará também produzem milho, algodão, milheto e sorgo, investindo ainda na pecuária de corte. 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também