Releases

Texto
Compartilhar

Pesquisa e Gestão

Aprosoja reforça agricultura sustentável em road show na Europa

Por uma semana, equipe da associação participou de eventos na Inglaterra, Bélgica e Holanda

Divulgação

31/10/2017

Uma comissão da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) esteve entre os dias 23 e 27 de outubro na Europa para um road show com foco na agricultura e na sustentabilidade. Esta é a quarta vez que a associação representa o agronegócio brasileiro no continente em uma rodada focada no setor. 
 
No cronograma, o grupo esteve no dia 23 na embaixada brasileira em Londres, com consumidores e varejistas, em evento promovido em conjunto com a Confederação Europeia das Indústrias Agrícolas (AIC). No dia seguinte, ainda em Londres, houve reunião com cooperativa de cereais e reunião com a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac) e a Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol).  
 
As federações assinaram com a Aprosoja e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) em janeiro deste ano, em Portugal, um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a União Europeia reconhecendo o Soja Plus como um passaporte para a soja sustentável de Mato Grosso no continente. 
 
O programa, inclusive, foi apresentado pelo consultor da Aprosoja e agricultor, Ricardo Arioli, durante o 5º Workshop da União Europeia sobre Soja Responsável e Desmatamento, em Bruxelas, na Bélgica. 
 
Coordenador de Pesquisa e Gestão de Propriedades, setor responsável pela gestão do Soja Plus na Aprosoja, Nelson Piccoli afirma que mostrar o que vem sendo feito com foco em sustentabilidade e produtividade é fundamental para o Brasil.  
 
“Por onde passamos, foi reconhecida a importância do Soja Plus dentro do processo da produção brasileira e, com isso, de sua extensão na Europa. O embaixador do Brasil em Londres, por exemplo, ressaltou por diversas vezes e nos agradeceu por termos tido essa visão, já em um contexto global, de sustentabilidade. Com nossa organização, união e bons relacionamentos com associações e indústria, não teríamos alcançado o sucesso que estamos tendo em contra-atacar a visão de que não preservamos ou de que o agronegócio é responsável por todas as questões ambientais do mundo”, destaca. 
 
Ricardo Arioli também lembrou dos dados apresentados pela Embrapa neste ano em relação às áreas de preservação permanente (APP’s) e reservas legais de Mato Grosso. “Apesar de sermos o país que mais preserva no mundo e, dentro do Brasil, os produtores são os maiores preservadores, isso não parece suficiente e a pressão acaba vindo sempre contra a gente”, reflete. 
 
Arioli também lembrou sobre dados divulgados neste ano pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o levantamento, Mato Grosso tem 65% de sua área de 90 milhões de hectares preservada. Deste total, os agropecuaristas preservam 34% e, por isso, Mato Grosso é o estado que tem maior área verde preservada se comparada com qualquer país com mais de dois milhões de quilômetros quadrados. Os dados foram levados à Europa neste road show. 
 
Presidente da Aprosoja Brasil e segundo vice-presidente Leste da Aprosoja, Marcos da Rosa avalia que a participação do setor em reuniões europeias é cada vez mais importante para desmistificar o que o mercado europeu por vezes tem como verdade absoluta. 
 
“Nós estamos rodando por países europeus há pelo menos 10 anos e este é o quarto road show que participo. Nós sempre sentimos a necessidade de estarmos, enquanto associações representativas de classe, na Europa. Mostrando quem somos e o que fazemos. Apesar de o continente importar 10% do que produzimos, para nós, enquanto associados e produtores, todos os clientes são importantes”. 
 
Comissão – Além de Nelson Piccoli, Marcos da Rosa e Ricardo Arioli, também estiveram no road show a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja, Cristiane Sassagima; e a analista de projetos, Chantal Gabardo. Pela Abiove estiveram o secretário-executivo, Fabio Trigueirinho, e o gerente de sustentabilidade da associação, Bernardo Pires. Do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, esteve o chefe do Serviço Florestal Brasileiro, responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), Raimundo Deusdará Filho. 
 
Para saber mais sobre o road show, escute o programa de rádio Momento Agrícola, aqui
 

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também