Releases

Texto
Compartilhar

Fortalecimento Institucional

Circuito Aprosoja leva informação a produtores da Região Oeste

Na próxima semana evento segue para Região Sul do Estado

13/05/2019

Entre os dias 05 e 10 de maio a caravana da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) percorreu mais cinco municípios do Estado, levando informação, conhecimento e debate. Desta vez, as cidades visitadas pela equipe do 14º Circuito Aprosoja foram da Região Oeste: Campos de Julio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Diamantino, que somados reuniram cerca de 700 pessoas para discutir o tema “Custo + Tributação = Agricultura em Risco”. Na próxima semana evento segue para Região Sul do Estado.

O presidente da Aprosoja-MT e vice-presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, agradeceu a participação dos produtores associados presentes nos encontros e enfatizou que a entidade os representa e precisa ouvi-los para desenvolver melhor suas ações.

“Com certeza é muito bom ver a participação em massa dos produtores associados com seus familiares da Região Oeste. É importante que todos participem, pois o Circuito é uma troca de experiencias, informações e ideias. Nós levamos conhecimento através dos palestrantes, e nesse ano com a mesa redonda, e os produtores com as perguntas, sugestões e críticas que tiverem. É um momento em que a nossa diretoria vem ouvir a base para desempenhar melhor nossas ações. Porque esse é o papel da entidade, representar da melhor maneira possível os produtores rurais”, afirmou Galvan.

Com foco no tema central “Custo + Tributação = Agricultura em Risco”, os produtores rurais foram agraciados com uma palestra do economista e comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, que em linhas gerais, apresentou o cenário político-econômico do Brasil e do mundo com foco no agronegócio. Palestra também mostrou as perspectivas econômicas do país.

“É um bate papo com os produtores. Nosso país passa por dificuldades e o setor também. A situação realmente é preocupante. Não há uma fórmula certa, uma mágica de como resolver e acabar com os problemas.  Estou apresentando um cenário para os produtores escolherem um melhor caminho para percorrerem. Foi mais uma semana fantástica, os produtores estão preocupados e a Aprosoja está de parabéns com esse evento, que é democrático, contribui e da voz aos produtores para construir juntos o melhor caminho”, disse o especialista

Após a palestra, os participantes presenciaram o debate com a presença do presidente Antonio Galvan, diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa e dos delegados coordenadores de cada núcleo. Quem mediou o bate papo foi o jornalista e apresentador do Programa Direto ao Pronto (Canal Rural), Glauber Silveira. Na conversa, temas como Funrural, Fethab, Fonte 100 e Lei Kandir, onde os presentes podiam perguntar, fazer críticas e dar sugestões.

Delegada coordenadora e produtora em Campo Novo do Parecis, Magda Ortonan, parabenizou o novo formato que a Associação trouxe para o evento nesta edição, onde proporcionou maior interação dos associados e lembrou que é uma oportunidade de prestação de contas da entidade aos associados.

“Esse ano veio a entidade veio inovando mais. Deu oportunidade para os participantes interagirem mais com os palestrantes. Também é uma maneira de apresentar os trabalhos que a entidade está fazendo, que papel ela está desempenhando, em que ela está defendendo o produtor lá fora. Tudo isso vem de encontro com a necessidade do produtor, trazendo conhecimento também das questões que estão sendo tratadas em Brasília, que muitas vezes, o produtor aqui na ponta não está sabendo ou não tem toda essa orientação”, disse ela.

Produtor e delegado coordenador do núcleo de Diamantino, Mateus Henrique Mendes França disse que valeu a pena ter participado do evento. Na opinião dele o Circuito foi produtivo e apresentou um tema bastante atual.

“Evento foi muito produtivo, ainda mais em um momento como esse em que nós produtores estamos passando por muitas dificuldades e a Aprosoja apresentou um tema muito atual e presente no nosso dia a dia. Hoje as principais ameaças da sobrevivência do produtor na atividade são os altos custos de produção e as taxações do setor. Então, deixo um recado para os associados das próximas regiões por onde o Circuito vai passar, participe, porque vale a pena, o evento está muito produtivo”, convidou o delegado.

SERVIÇO – Próximas paradas do Circuito Aprosoja serão municípios localizados no Sul e depois Leste de Mato Grosso. Encerramento será no dia 10 de junho, em Cuiabá. Para realização do evento a Aprosoja conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e das empresas parceiras Syngenta, Sicredi e SuperBac. Mais informações nas nossas redes sociais.

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também