Releases

Texto
Compartilhar

Sustentabilidade

Circuito Tecnológico Etapa Soja completa 10 anos

Expedição visita propriedades rurais de Mato Grosso de 15 a 26 de outubro

16/10/2018

O Circuito Tecnológico Etapa Soja, organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), completa dez anos de visitas as propriedades rurais do Estado para verificar o andamento das lavouras de soja e conversar com os agricultores. Nesta edição, que ocorre de 15 a 26 de outubro, oito equipes percorrerão as quatro regiões, aplicando questionários e recolhendo amostras de sementes e fertilizantes.

O presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, lembra que o Circuito Tecnológico ocorre praticamente desde o início da associação.

“Nesta safra, teremos mais uma vez um incremento de área. O início foi muito bom, começamos a plantar em setembro e temos expectativa de boa produtividade e melhor produção. Porém, ficamos preocupados com o mercado, porque às vezes uma grande produção e boa produtividade não significa renda para o produtor”, afirma Galvan.

Durante todos esses anos do Circuito, por demanda dos produtores, surgiram projetos como o Monitor, Semente Forte, Classificador Legal e ações como o Armazena MT.

Mato Grosso se destaca no crescimento da produção de soja. Em dez anos, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produtividade saltou de 9,6 milhões de toneladas para 32,5 milhões de toneladas e a área de 3,12 milhões de hectares para 9,62 milhões de hectares. Para o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, os dados que saem desta pesquisa a campo são extremamente relevantes.

“Com esta proximidade dos produtores, é possível identificar os desafios e as prioridades para a cadeia produtiva e para a Aprosoja. Para o Imea, as informações sobre financiamento, sobre produção e custo nos ajudam a validar as informações que levantamos no instituto. E numa safra desafiadora como essa de 2018/19, em relação à renda, frete e produtividade, são ainda mais importantes”, frisa o superintendente.

Na primeira semana, de 15 a 19 de outubro, as equipes da Aprosoja estarão nas regiões Norte e Oeste. Na segunda semana, de 22 a 26 de outubro, será a vez das regiões Sul e Leste.

Neste ano, as equipes do Circuito Tecnológico serão compostas por colaboradores da Aprosoja e demais empresas parceiras, como Dimicron, Bayer, Tecfertil e Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

 

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também