Releases

Texto
Compartilhar

Sustentabilidade

Comissão de Pesquisa e Gestão realiza primeira reunião com nova diretoria

Principais projetos e demandas do setor para 2018 foram definidos em encontro

Ascom Aprosoja

20/03/2018

A primeira reunião da Comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) foi realizada na última sexta-feira (16), em Cuiabá. No encontro, foram definidos os principais projetos e demandas que serão prioridades em 2018.
 
A reunião foi conduzida pelo coordenador da comissão, Gilberto Eberhardt, e teve como primeira pauta a escolha do vice-coordenador, Jorge Diego Giacomelli. A escolha pelo nome de Giacomelli foi unânime. Todos os presentes tiveram direito ao voto. 
 
Em seguida, o grupo debateu os projetos e programas sob responsabilidade do setor. Uma das principais mudanças definidas é quanto ao Circuito Tecnológico. “A partir deste ano, já no Circuito Tecnológico Soja, nós faremos uma espécie de ‘pré-Circuito’, que terá o objetivo de coletar amostras de sementes e fertilizantes antes do plantio. Faremos a pesquisa do material colhido e, depois, as equipes irão a campo novamente, desta vez para entregar aos associados os resultados do material colhido”, explica o vice-coordenador.
 
Outra novidade é sobre o programa Soja Plus. “Este ano nós vamos levar informação sobre o programa e seus benefícios sociais, ambientais e trabalhistas às escolas de Mato Grosso. queremos que a informação chegue aos mais novos e que eles entendam nosso trabalho. Nós já começamos um projeto piloto em Lucas do Rio Verde, no ano passado, mas agora vamos ampliar o acesso à informação”, explicou Gilberto Eberhardt. 
 
Além das mudanças, a reunião da comissão contou com apresentações parciais de sete pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo setor em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), a Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt) e a Universidade Federal de Viçosa (Ufv). As pesquisas são de focos diferenciados, mas sempre com o objetivo maior de gerar maior rentabilidade para o produtor rural. 
 
Outra pauta discutida foi o Agrocientista, que neste ano terá alterações na data de abertura do edital e também caberá a Aprosoja definir os temas de pesquisa conforme demandas da associação. O programa é realizado pela Aprosoja e concede bolsas e auxílio para pesquisas de Mestrado e Doutorado. Lançado geralmente no mês de março, a comissão em breve anunciará a abertura do edital. 
 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também