Releases

Texto
Compartilhar

Fortalecimento Institucional

Habilidades de líder são essenciais para o agro

“Liderança” é tema central de evento que passa pelos 24 núcleos da Aprosoja

Lucas Ninno

05/05/2017

O protagonismo da agricultura brasileira no cenário mundial é a mola propulsora para que a representatividade do setor seja cada vez maior. Esse é o argumento do tema liderança, escolhido para a 12ª edição do Circuito Aprosoja, maior evento anual da sojicultura no Brasil. O lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (04/05), em Cuiabá, para um público de cerca de 450 pessoas.

“Sempre iremos manter o foco na formação de liderança. Todos nós, agricultores, quando entramos para a Aprosoja, somos voluntários de uma causa que só se realiza com o envolvimento de pessoas. Como esse é um setor que dá resultados, e para que atravessemos os desafios, temos que ter cada vez mais ferramentas de liderança e gestão”, argumentou Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja.

Palestrante oficial do Circuito Aprosoja neste ano, o administrador de empresas, professor universitário e consultor Carlos Alberto Júlio chamou a atenção do público para a necessidade de se formar e perpetuar líderes para atender a pujança do setor.

“A agricultura brasileira impactou a agricultura do mundo. A partir do momento em que nossa produtividade foi lá pra cima, que aprendemos a negociar, as entidades representativas se fortaleceram, e o agricultor começou a perceber que não estava sozinho nisso, que os grandes players de tecnologia estavam prestando atenção nisso tudo, e o país impactou de tal maneira esse mercado que o mundo não come mais sem o Brasil. As habilidades de liderança se tornaram fundamentais para o setor”, avaliou Carlos Júlio.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, presente na solenidade de abertura, destacou a importância do Circuito Aprosoja na conexão entre os líderes de hoje e do amanhã. “Me lembro de quando a gente se reunia para um aprender com o outro. O Circuito mantém essa ideia, claro que conduzido de forma diferente hoje. Mas a proposta é pensar em como vamos viver o agro no futuro, trazendo as próximas gerações também para o debate”. 

Normando Corral, presidente do Sistema Famato/Senar-MT, reforçou o momento de dificuldades que o produtor enfrenta da porteira para fora no Brasil, com o contraponto sobre a necessidade da entrada de jovens líderes no setor. “Às vezes, a gente desanima um pouco. Mas hoje, tive a possibilidade de presenciar quase 30 jovens numa ação do Senar-MT, que se chama Jovens Produtores, todos sorridentes, animados, com vigor físico e mental, querendo crescer. Não tenho dúvidas de que farão crescer nosso Estado e nosso país. É isso que deve acontecer. Precisamos de líderes e líderes jovens participando de tudo isso”.

A partir de hoje (05/05), a palestra “Por que está cada vez mais difícil ter sucesso sozinho?”, de Carlos Júlio, começa a ser levada a 24 municípios do Estado, iniciando por Campo Verde, no Sul, para conscientizar os produtores rurais sobre a necessidade de engajamento político no setor. As atividades do Circuito Aprosoja se encerram em 9 de junho.

O Circuito Aprosoja é promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Acompanhe o evento por aqui

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também