Releases

Texto
Compartilhar

Fortalecimento Institucional

Políticas federal e estadual são foco do segundo módulo da Academia de Liderança

Acadêmicos passaram dois dias em Brasília e finalizam esta etapa do curso na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Marcos Guimarães/Ascom Aprosoja

18/06/2018

Os funcionamentos das políticas federal e estadual foram o foco do segundo módulo da Academia de Liderança. Nesta etapa, os 44 alunos estiveram em Brasília, nos dias 12 e 13 de junho, e em Cuiabá, no dia 14 de junho. O programa de educação corporativa e formação de líderes está em sua quinta edição e é uma realização da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
 
Na Capital Federal, os acadêmicos conheceram o Congresso Nacional e as sedes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Aprosoja Brasil, Instituto Pensar Agro (Ipa), Movimento Pró-Logística, Associação Brasileira de Sementes (Abrass) e Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). 
 
“Hoje, nós que estamos a frente da diretoria, já conhecemos bem os poderes e seus funcionamentos. Por isso, sabemos que é extremamente importante e interessante que os acadêmicos saibam como é a vida de Brasília, principalmente em termos de negociação com os próprios parlamentares. Como o João Henrique (diretor executivo do Ipa) falou, Brasília é a arte da negociação. Às vezes, uma coisa que parece simples quando se está no campo e que o produtor acha que é fácil de se resolver, na verdade não é. Em um país democrático, é preciso aprender a negociar. Então essa é uma das etapas fundamentais da Academia. Os alunos tem que entender que existem muitos trâmites e dificuldades na hora de se fazer uma negociação da aprovação de uma lei, por exemplo, principalmente com os que são contrários”, destaca o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan. 
 
Da parte dos alunos, o aprendizado será fundamental para o crescimento dentro da Aprosoja. “É excelente por parte da Aprosoja permitir que tenhamos mais conhecimento e contato com as entidades que nos representa a nível nacional e estadual e também que saibamos onde resolver os problemas dos agricultores, as demandas dos municípios e do Estado, que são resolvidos na maior parte na política em Brasília. Com a Academia, Aprosoja está nos habilitando para estarmos cada vez mais preparados para representar a própria atividade, as entidades de classe e principalmente a própria associação. Quem sabe no futuro nós, alunos, não sejamos os novos diretores? “, questiona o delegado por Sorriso, Luimar Gemi.  
 
Para Carina Kurtz Stefanelo, delegada em Campo Novo do Parecis, o segundo módulo foi importante para entender, a partir de agora, como cobrar da maneira certa o poder público. “Acredito que este módulo promoveu uma aproximação entre nós, produtores, com o poder público. Foi importante entendermos como funciona, como podemos cobrar, o que trazer e como trazer as demandas para que as mesmas sejam atendidas da melhor forma possível”. 
 
Terceiro módulo – O terceiro e último módulo da Academia de Liderança será entre os dias 11 e 13 de setembro. Em foco, haverá um media training, além da palestra “Os caminhos do líder na Aprosoja e a importância do relacionamento entre delegados e diretores”. 
 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também