Notícias

Soja

Coleta de semente contribui para pesquisa de qualidade fisiológica e sanitária

Pesquisa pode formar base para regulamentação de sanidade de sementes no estado

Fonte: Ascom Aprosoja
30/10/2013

A qualidade fisiológica e sanitária das sementes utilizadas em Mato Grosso também é uma das demandas atendidas pelo V Circuito Tecnológico. Durante as duas semanas de visitas, as equipes coletaram amostras de sementes nas quatro regiões do estado. Parte destas amostras será usada em estudos internos da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), e outra parte comporá o material para uma pesquisa que versa sobre essa qualidade fisiológica e sanitária, realizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), de Minas Gerais.

O estudo está sob os cuidados da pesquisadora Magda da Fonseca Chagas, orientada pelo fisiologista de sementes Renato Mendes Guimarães, com co-orientação de Wanderlei Dias Guerra, coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo Magda, a pesquisa atende a uma demanda do produtor quanto às características do produto utilizado e também pode formar base para uma regulamentação de sanidade de sementes no estado. “No foco do trabalho estão tanto as sementes produzidas no estado, como aquelas compradas de fora que são usadas em Mato Grosso, isso porque as sementes podem trazer inócuos de doenças de um lugar para outro.”

Outro foco é o vigor e a germinação das sementes. O vigor é o potencial de emergir para que haja uniformidade no tamanho das plantas. Já sobre germinação há um padrão mínimo estabelecido de 80% para as sementes jogadas no solo. Sobre esses dois pontos, a Aprosoja chama atenção sobre a importância de os produtores manterem um espaço nas propriedades para fazer testes de germinação com as sementes.

Circuito Tecnológico – As equipes do Circuito Tecnológico rodaram as quatro regiões de Mato Grosso de 14 a 25 de outubro aplicando questionários diretamente nas propriedades rurais. O próximo passo é a produção do relatório com todas as informações recolhidas que passam pela parte técnica de plantio e colheita, de gestão, e mão de obra.

Últimas Notícias

VEJA TAMBÉM

DESTAQUE

Parceiros