Guardião das Águas

O Projeto Guardião das Águas orienta e incentiva produtores a protegerem as nascentes. Nas propriedades que produzem soja e milho em Mato Grosso, 95% das nascentes estão preservadas. Produtividade e sustentabilidade andam de mãos dadas em Mato Grosso.


Agricultura Sustentável

A Aprosoja-MT tem como valor essencial a responsabilidade socioambiental e implementa iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável, baseado em critérios e práticas responsáveis de produção.

Um dos compromissos é produzir cada vez mais, utilizando menos abertura de novas áreas, reduzindo o desmatamento, e contribuindo para o equilíbrio da balança da conservação e produção agrícola.

Destacamos o fato de utilizamos menos de 10% de todo o território mato-grossense com agricultura. Conservamos 34% da área de Mato Grosso com florestas privadas, dentro das propriedades rurais, em forma de reserva legal, área de preservação permanente, corredores ecológicos e nascentes.

A sustentabilidade socioeconômica da agricultura depende de ações desenvolvidas diretamente pelo produtor rural, pois empregam valor humano com proteção ambiental, construindo um desenvolvimento socioeconômico local, com reflexos diretos do campo à mesa de toda a sociedade.

Dentre as iniciativas socioambientais que a Aprosoja-MT desenvolve, destaca-se seu mais novo desafio, o Projeto Guardião das Águas.

 

O Projeto Guardião das Águas

É uma iniciativa desenvolvida pela Aprosoja-MT, em parceria com o Instituto Ação Verde, que visa orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro das nascentes em Mato Grosso.

As nascentes são aparecimentos superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d´águas, formadores de importantes rios que conhecemos. Partindo desse princípio, em que cada curso d’água tem a sua nascente, concluímos que, o número de rios que compõem cada Bacia Hidrográfica é correspondente ao seu número de nascentes, fortalecendo o nosso compromisso em preservá-las em sua plenitude.

Entendemos que, a água é um recurso natural de altíssimo valor, essencial à qualidade de vida, utilizada em todos os setores de atividade humana. Exatamente por isso, o Projeto Guardião das Águas vai ao encontro dessa premissa, pois identificará as nascentes, classificando-as de acordo com seu grau de conservação e proporá medidas de preservação.

 

Objetivo

Realizar o levantamento das informações das nascentes existentes dentro das propriedades rurais, identificando-as por Bacias e Biomas, de todas as regiões onde há produção de soja e milho no Estado. Todas as nascentes serão classificadas de acordo com seu grau de conservação e definidas as ações de preservação. Serão contabilizados todos os ativos e passivos ambientais das propriedades rurais.

 

Levantamento dos dados em Mato Grosso

Do total dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso, a produção de soja está presente fortemente em 28 municípios, dos quais a Aprosoja-MT dispõe de núcleos. São eles: Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Tapurah, Vera, Cláudia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Querência, Araguaia Xingu, Diamantino, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Sapezal,  Tangará da Serra, Nova Maringá, Vale do Arinos, Paranatinga, Ipiranga do Norte.

Dentre os municípios levantados, podemos destacar a cidade de Paranatinga (região Sul), onde foram encontradas 12742 nascentes, todas identificadas e classificadas de acordo com o seu grau de conservação. Em área de agricultura, 99% estão em bom estado de conservação.

O projeto avançará até levantar informações de outros municípios do Estado e em breve terá dados relevantes sobre a sustentabilidade do agricultor de Mato Grosso.

 

 

PARCEIROS
Senar
Imea