Agrosolidário visita instituições parceiras em Cuiabá

Projetos são atendidos com a bebida de soja entregues pela Aprosoja-MT

img-fluid

Projetos sociais que atendem crianças, jovens e adultos, e contam com a parceria do programa Agrosolidário receberam a visita da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), nessa segunda-feira (25.03). No encontro, os parceiros demonstraram os trabalhos que são realizados. As instituições recebem a bebida de soja e entregam para os seus alunos e a comunidade.

Um dos projetos é o Vôlei Kids desenvolvido pelo Instituto Desportivo da Criança (IDC). A iniciativa atende 1400 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, alunos da rede pública em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Distrito da Guia e Sinop.
 
A iniciativa, explica a gerente executiva, Selma Lopes, é oferecer atividades no contraturno escolar, na modalidade esportiva, e também em linhas de ação voltadas para a saúde, meio ambiente e educação.
 
O IDC leva para dentro das unidades de ensino atendidas, o Agrosolidário, que distribui a bebida de soja para os estudantes que fazem parte do projeto. Solange Leismann Bialeski da Costa, coordenadora da Escola Lenine de Campos Póvoas, uma das unidades de ensino onde o Instituto realiza o seu trabalho, explicou que a bebida de soja é uma importante aliada na alimentação dos estudantes. Isso porque, muitos deles, contam apenas com a refeição feita na escola.
 
“A Aprosoja-MT já é nossa parceira há 12 anos na linha de ação saúde, trazendo, através do projeto Agrosolidário, a bebida de soja que é um fortalecimento alimentar para as crianças, adolescentes e famílias que fazem parte da instituição. É um momento de agradecer a essa parceria: obrigada”, destacou Selma.
 
Joyce Nascimento Ferreira, de 12 anos, é aluna do IDC e garantiu ser fã da bebida de soja. Os sabores preferidos são banana e morango. Já Isabelly Souza de Arruda, de 7 anos, prefere só o de morango. “É uma delícia”, afirmou.
 
Cenper
 
O Centro Pedagógico de Ensino Especial (Cenper) atende em torno de pessoas de 7 a 21 anos, com deficiência intelectual leve e moderada, transtorno do espectro autista, deficiências múltiplas e síndrome de down. Ali é oferecido o ensino obedecendo a grade curricular regular, mas com adaptações, de acordo com a necessidade de cada aluno.
 
“A parceria com a Aprosoja-MT garante a bebida de soja aos nossos alunos que a recebem no café da manhã ou lanche da tarde, e isso trabalha em prol da saúde deles e também é um produto que agrada o paladar deles”, disse Lucyene dos Anjos Silva, coordenadora do Cenper.
 
Maria Eduarda Alves da Silva, de 24 anos, comemorou a visita da Aprosoja-MT e afirmou que gosta da bebida de soja. A de morango é a que mais coleciona adeptos, como os irmãos Jean Março de Morais Conceição, de 29 anos, e Janaína Izabel de Morais Conceição, de 26.
 
ACD
 
Já para a população da Associação Coxipoense de Deficientes (ACD), a bebida de soja é uma aliada nos cuidados com o organismo que está na terceira idade. Albino Bocheneki, presidente da ACD, contou que muitas das pessoas ali chamam  a bebida como “remédio”. 
 
Antônia Pereira da Silva, de 64 anos, usa a bebida de soja como fonte de cálcio. “Tem pouco tempo que comecei a fazer uso, antes eu sentia muitas dores nos ossos e agora está bem melhor“, completou Ermita Fernandes.

PARCEIROS
Senar
Imea