Mesmo em safra adversa, produtores estão animados para conferir resultados de pesquisas do CTECNO Araguaia

O evento ocorre nesta quinta-feira (01.02), com apresentação de pesquisas em solos siltosos

img-fluid

Produtores de soja e milho associados à Aprosoja-MT estão contando as horas para o CTECNO Araguaia, que ocorre nesta quinta-feira (1º.02). Na safra de soja que promete ter quebra de 21% em relação à safra passada, segundo pesquisa da entidade, os agricultores devem manter seus olhos atentos aos resultados do manejo de cultivares da oleaginosa em solo siltosos.

Segundo o delegado do núcleo da Aprosoja-MT de Canarana, Rafael Siqueira, diversos produtores devem comparecer ao CTECNO, para entender o comportamento da soja em solos siltosos e levar o conhecimento para a prática em suas propriedades.

“O pessoal está animado, apesar da diversidade deste ano, os produtores querem visitar, dar uma olhada na vitrine de materiais, com o que está sendo feito com as novas pesquisas daqui e principalmente entender qual é o futuro das pesquisas para esta região”, pontuou.

“Existem várias dúvidas que o produtor tem, por exemplo: a parte de potássio, época de aplicação, que muitos produtores aplicam no plantio ou até pré-plantio, existe aplicação de 30, 10, 30, 40 dias após e sempre fica essa dúvida da real eficiência. A estação de pesquisa da Aprosoja-MT já vem mostrando pesquisas a longo prazo dessas diferenças e tendo essa pesquisa na nossa região, dá mais confiança para o produtor tomar a decisão e levar para casa uma certeza maior da operação que está fazendo”, encerrou.

Para o coordenador de projetos da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, Franklin Vaz, os produtores ainda têm poucas informações sobre como proceder com o manejo de soja em solos siltosos. No entanto, o CTECNO Araguaia vem para auxiliar os agricultores com pesquisas, para que a produtividade da oleaginosa de cada um deles seja cada vez mais elevada.

“Os manejos que são praticados no CTECNO Araguaia, e estão se iniciando, são para que os produtores possam alavancar e maximizar a sua produtividade em solos siltosos, que se formos pesquisar na literatura sobre ele, tem muito pouco resultado no campo de busca, com poucas pesquisas e com o CTECNO, os agricultores terão mais informações à disposição”, afirmou.

Para participar do CTECNO, o produtor deve acessar este link. A inscrição para o evento é gratuita.



PARCEIROS
Senar
Imea