Releases

Texto
Compartilhar

Gestão da Produção

Aprosoja assina parceria inédita para produção sustentável

Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH), da Holanda, fará aporte de 600 mil euros com foco no Soja Plus

25/07/2017

O Soja Plus ganha mais um “carimbo” em seu passaporte de reconhecimento da produção sustentável do grão em Mato Grosso. Nesta terça-feira (25), em Sorriso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) assinou uma parceria inédita com a Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH), uma organização holandesa com foco em sustentabilidade.

Com o nome “Melhoria Contínua para uma Área de Abastecimento Sustentável”, o projeto piloto tem a meta de, em até dois anos, ampliar a abrangência do Soja Plus para 200 novas propriedades de agricultores. O aporte financeiro da IDH será de 600 mil euros neste período e, no primeiro momento, o foco será no auxílio para recuperação de áreas de preservação permanente degradada (APPD) e na valorização dos ativos ambientais das propriedades.

“O que a sociedade europeia espera é que a soja seja produzida dentro dos padrões das legislações brasileiras, que sabemos que são difíceis de serem entendidos e cumpridos. Mas exatamente pelo que o Soja Plus vem fazendo nos últimos cinco anos, levando conhecimento, treinamento e capacitação tanto para os produtores como para seus funcionários, é que tivemos interesse e estamos conversando com a Aprosoja ao longo dos últimos anos”, explica Daniela Mariuzzo, da IDH.

Como lembra o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, a assinatura desta terça-feira com a IDH é reflexo do Memorando de Entendimento assinado em janeiro deste ano com a União Europeia, em Portugal. Na ocasião, participaram do ato a Associação Brasileira de Indústria de Óleo Vegetal (Abiove), a Federação Europeia de Fabricantes de Ração (Fefac), a Associação Industrial de Óleo Vegetal e Farelo Protéico da União Europeia (Fediol) e a própria IDH.  

“Hoje somos cerca de 1.100 agricultores no Soja Plus, que representam quase 2 milhões de hectares de soja plantados, em um universo de 9,4 milhões de hectares de cultivo em Mato Grosso. Já somos um número significativo e queremos mais. O Soja Plus é o passaporte da nossa soja, nosso exemplo de produção sustentável, e o que assinamos aqui hoje é uma demonstração disso. A assinatura com a IDH coroa um trabalho que já vem sendo realizado e que, a partir de agora, será ainda mais acelerado”, pontua Dalcin.

Autoridades – Também estiveram presentes no Fórum Soja Plus de Sustentabilidade o vice-governador de Mato Grosso e atual secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Carlos Fávaro, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller.

De acordo com Fávaro, ex-presidente da Aprosoja, o Soja Plus é um programa de excelência e peça fundamental para o mercado externo. “O Soja Plus ganhou espaço no mundo, com protocolos assinados com a China e a União Europeia. O mundo não quer mais comprar qualquer produto, não aceita comprar produtos sem a garantia da qualidade. E a qualidade não fica explícita só na qualidade física, na qualidade intrínseca da soja, do milho, do algodão. É a origem.  O mundo quer saber como aquele produto foi produzido, a qualidade da origem, a rastreabilidade. E o Soja Plus tem isso como excelência. É uma grande oportunidade de mercado aos nossos produtores e eles são conscientes disso”, afirma. 

Para o secretário Neri Geller, a assinatura é fundamental para o contexto internacional de como a agricultura é vista. “A assinatura dessa parceria é importante para contrapor um pouco a imagem do Brasil de que fazer produção acontecer fere ou feria a legislação ambiental. Pelo contrário. A produção acontece de forma altamente sustentável. E o Soja Plus traz exatamente as adequações ambientais, sustentáveis e trabalhistas, além de uma gestão da propriedade rural mais adequada. Além disso, isso reflete de maneira positiva no mercado internacional”. 

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também