Projeto

Texto
Compartilhar

Agrocientista 2019

 

O Programa Agrocientista é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs), tem por finalidade estabelecer as diretrizes gerais para as modalidades de auxílios concedidos para o desenvolvimento da cultura da soja e do milho no estado de Mato Grosso. As modalidades atendidas pelo programa são duas: a concessão de bolsas de estudos e o auxílio ao desenvolvimento de pesquisas. Assim, estas diretrizes tratam da concessão, implementação e acompanhamento das Bolsas de Estudo e do auxílio para o desenvolvimento de pesquisas científica, tecnológica e/ou de inovação, de forma a promover e incentivar a formação de Recursos Humanos nas áreas voltadas para o desenvolvimento das culturas da soja e do milho no Estado de Mato Grosso.

 

Contato

Ianna Marília -  email:  ianna.alves@aprosoja.com.br.

 

Edital 02/2019 Pesquisadores ampla concorrência - CLIQUE AQUI

Roteiro para elaboração de Proposta de Pesquisa 2019, CLIQUE AQUI

 

 

PESQUISADOR - AMPLA CONCORRÊNCIA, CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

Veja os resumos expandidos de pesquisas desevolvidas entre 2011 e 2017 - Clique aqui

 

Confira os trabalhos (concluídos e em andamento) já contemplados pelo Programa:

 

Alessana Franciele SchlichtingCULTURA DO MILHO SUBMETIDA A TENSÕES DE ÁGUA NO SOLO E DOSES DE NITROGÊNIO.

Ana Regina Lucena HoffmannEFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE A LAGARTA HELICOVERPA NOS BIOMAS MATO-GROSSENSES E A FITOQUIMICA COMO ALTERNATIVA PARA O MANEJO DESTA PRAGA.

Antonio Tassio Santana Ormond - SISTEMA DE SEMEADURA E PREPARO DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SOJA.

Camila Patrícia Ribeiro de SouzaESTUDOS DOS COMPOSTOS FEROMONAIS E REPRODUÇÃO DO PERCEVEJO CASTANHO SCAPTOCORIS CASTANEA PERTY, 1833 (HEMIPTERA: CYDNIDAE), COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A AGRICULTURA.

Danielle Helena Muller - QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DA VARIABILIDADE DO SOLO.

Denis Tomás Ramos - CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURADA SOJA EM RESPOSTA A DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO DO SOLO NO CERRADO MATO-GROSSENSE.

Dielle Carmo de CarvalhoZONEAMENTO CLIMÁTICO DO ESTADO DE MATO GROSSO PARA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE CULTIVARES PRECOCE DE SOJA.

Edimar Barbosa de OliveiraSUBSTITUIÇÃO DO FARELO DE SOJA  E MILHO GRÃO POR GRÃOS DE SOJA ARDIDOS E GRÃOS DE MILHO ARDIDOS PARA ENGORDA DE BOVINOS DE CORTE A PASTO.

Eduardo Vaz da SilvaDISTRIBUIÇÃO DE FÓSFORO, POSTÁSSIO E ENXOFRE NO SOLO EM FUNÇÃO DO MODO DE APLICAÇÃO DOS FERTILIZANTES NA CULTURA DA SOJA.

Edwaldo Dias Bocuti - DIAGNÓSTICO DOS ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS DOS SOLOS DO CERRADO MATO-GROSSENSE E SUA RELAÇÃO COM A ESTAGNAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE SOJA E MILHO NO ESTADO.

Fabrício Tomaz Ramos CONTEÚDO DE ÁGUA EM UM LATOSSOLO E A RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE SOJA SOB PLANTIO DIRETO.

Gabriel Carvalho CONTROLE BIOLÓGICO COMO ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL PARA MANEJO DE LEPDÓPTEROS PRAGA EM LAVOURA DE SOJA NO ESTADO DO MATO GROSSO.

João Danilo BarbieriFENÔMENOS ENOS E PRODUÇÃO DE SOJA E MILHO SAFRINHA NO ESTADO DE MATO GROSSO.

Julio Cezar Fornazier MoreiraMILHO SAFRA SUBMETIDO À INOCULAÇÃO COM BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIATIVAS E DOSES DE NITROGÊNIO.

Karoline da Costa BarrosQUALIDADE DE GRÃOS DE MILHO EM MATO GROSSO.

Kethelin Cristine L. de Oliveira - DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL DO NEMATOIDE DAS LESÕES RADICULARES E MÁREAS PRODUTIVAS DO ESTADO DE MATO GROSSO NO PERÍODO DE 2006 A 2015 E O CONTROLE BIOLÓGICO DE Pratylenchus brachyurus NA CULTURA DA SOJA.

Lucas Ferraz de QueirozNÍVEIS DE SUSCEPTIBILIDADE DE Chrysodeixis includens (WALKER, [1858] LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) A LUFENURON E ESPINOSADE.

Lucas de Souza FerreiraVARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS DO SOLO E DA PRODUTIVIDADE DAS CULTURAS DE SOJA E MILHO E SUAS CORRELAÇÕES COM A DENSIDADE RELATIVA.

Marcelo Barcelo Gomes EXTRAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES PELA SOJA EM SISTEMA DE LONGO TEMPO EM ROTAÇÃO DE CULTURAS.

Marcelo Vilela PradoESTIMATIVA DA ACIDEZ POTENCIAL DOS SOLOS DO ESTADO DE MATO GROSSO COM BASE EM MÉTODOS TAMPÕES.

Suellen Karina Albertoni Barros CONTROLE MICROBIANO DE LEPIDÓPTEROS-PRAGAS EM SISTEMAS PRODUTIVOS DE SOJA E MILHO COM METARHIZIUM RILEYI (FARLOW) (HYPOCREALES: CLAVICIPITACEAE).

Tulio Gonçalves dos SantosSIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DAS CULTIVARES DE SOJA BMX DESAFIO E TMG 7062 NO MUNICÍPIO DE SANTOANTÔNIO DE LEVERGER NO ESTADO DE MATOGROSSO.

Valdeir Moraes Soares USO DE SENSORES Vis-NIR PARA PREDIÇÃO DE ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO.



Veja Também