Projeto

Texto
Compartilhar

Guardião das Águas

   

O que é o Projeto Guardião das Águas

É uma iniciativa desenvolvida pela Aprosoja, em parceria com o Instituto Ação Verde, que visa orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro das nascentes em Mato Grosso.

As nascentes são aparecimentos superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d´águas, formadores de importantes rios que conhecemos. Partindo desse princípio, em que cada curso d’água tem a sua nascente, concluímos que, o número de rios que compõem cada Bacia Hidrográfica é correspondente ao seu número de nascentes, fortalecendo o nosso compromisso em preservá-las em sua plenitude.

Entendemos que, a água é um recurso natural de altíssimo valor, essencial à qualidade de vida, utilizada em todos os setores de atividade humana. Exatamente por isso, o Projeto Guardião das Águas vai ao encontro dessa premissa, pois identificará as nascentes, classificando-as de acordo com seu grau de conservação e proporá medidas de preservação.

Objetivo Geral

Realizar o levantamento das informações das nascentes existentes dentro das propriedades rurais, identificando-as por Bacias e Biomas, de todas as regiões onde há produção de soja e milho no Estado. Todas as nascentes serão classificadas de acordo com seu grau de conservação e definidas as ações de preservação. Serão contabilizados todos os ativos e passivos ambientais das propriedades rurais.

Objetivos Específicos

- Apoiar a conservação, preservação e restauração das nascentes, bem como na orientação para a regularização ambiental das propriedades rurais, que eventualmente necessitem;

- Estimular, viabilizar a implantação de política pelo pagamento por Serviços Ambientais e Ecossistêmicos;

- Incentivar adoção de boas práticas agrícolas;

- Destacar a responsabilidade pelo uso responsável da água.

 

Mais informações:
Comissão de Sustentabilidade Socioambiental: (65) 3644-4215  



Veja Também