Releases

Texto
Compartilhar

Defesa Agrícola

AproClima passa a disponibilizar mapa interativo de umidade no solo

A informação vai auxiliar o produtor na tomada de decisões no campo, sobretudo para uma semeadura bem-sucedida

23/09/2020

Os fenômenos climáticos interferem diretamente na produção agrícola, seja no plantio ou na colheita. O produtor rural precisa estar constantemente atento às mudanças climáticas para garantir uma boa produtividade no campo. Com isso, o projeto AproClima, desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), vai disponibilizar mais uma opção de informação, o mapa interativo com a previsão de umidade no solo em todas as regiões do Estado.

“A novidade vai permitir ao produtor uma análise precisa que vai auxiliá-lo na hora do plantio”, ressaltou a engenheira agrônoma, pós-doutora em Fitotecnia e gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech. Para garantir uma semeadura bem-sucedida, Jerusa explica que é preciso ter uniformidade na germinação, e isso só é possível com uma boa umidade no solo, relacionando o gráfico de precipitação de chuva com o gráfico de umidade.

O AproClima é a principal fonte de informação climática do produtor rural, Anderson Martins, do município de Água Boa (a 736 km de Cuiabá). Nos mapas interativos, ele consegue ter acesso as temperaturas máximas e mínimas, previsão e acumulados de chuva para a sua região. “Agora com o mapa de umidade no solo vou ter mais exatidão, segurança e assertividade na lavoura. Isso porque a umidade é um fator preponderante para a tomada de decisões no campo”, destacou.

Para ter acesso aos mapas interativos semanais e aos relatórios quinzenais, o produtor pode acessar o site aproclima.aprosoja.com.br, ou baixar o aplicativo da Aprosoja, disponível na Google Play e na App Store. As informações também são enviadas por WhatsApp, com gifs interativos.

AproClima – Lançado há um ano, o projeto conta atualmente com 38 estações meteorológicas distribuídas em áreas produtivas nas quatro regiões de Mato Grosso. Os dados das estações são coletados todos os dias e enviados para a plataforma do AproClima. A iniciativa conta com a parceria do Sistema Tempo Campo (Esalq/USP) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também