Releases

Texto
Compartilhar

Fortalecimento Institucional

Atuação política em Brasília é foco da Academia de Liderança

Alunos conhecem trabalho feito pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Mapa, CNA, Aprosoja Brasil e outras instituições

Ascom Aprosoja

01/06/2017

Foram dois dias intensos de aprendizado. De terça a quarta, 31 delegados e supervisores da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) estiveram em Brasília para o terceiro módulo da Academia de Liderança 2016/2017. Desta vez, o foco foi conhecer o trabalho da associação nas esferas federais.

Um dos destaques na programação foi a atuação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), fórum que reúne deputados federais e senadores relacionados com temas estratégicos para o agronegócio.  “Não tinha ideia do volume e da qualidade do trabalho que fazemos em Brasília. Foi revelador”, afirmou Magda Ortolan, delegada de Campo Novo do Parecis.

Magda participa do primeiro grupo da Academia, já que no ano passado a procura pelo programa de formação de lideranças foi grande, levando à necessidade de divisão dos alunos. O segundo grupo realiza o terceiro módulo em Brasília nos dias 13 e 14 de junho.

A gerente administrativa da Aprosoja, Tuka Martins, explica que a intenção desse módulo é aproximar os líderes de importantes fóruns de tomada de decisão, como o Congresso Nacional. “É fundamental saber como funcionam casas como o Senado e o Congresso, e como pode ser feita a nossa relação com eles”, afirma.

Na manhã de quarta, os alunos participaram de um Café da Manhã com os deputados na Câmara dos Deputados e em seguida se reuniram com o presidente da FPA, Nilson Leitão. “Independentemente de partidos, o mais importante para qualquer líder em formação é saber que a política precisa ser feita. A ação política é inerente à liderança, e precisamos deixar de ter uma postura superficial sobre isso. Não há como mudarmos uma realidade sem ação política”, argumentou Leitão.

Os alunos também tiveram palestra com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. Na pauta, as conquistas que a Aprosoja obteve nos últimos anos junto ao Governo Federal. “Fui delegado e vice-presidente regional da Aprosoja no passado e posso atestar a importância da interlocução da associação com o Executivo. Muitos dos avanços em relação a crédito rural, comercialização e armazenagem foram resultado da ação dos associados”, pontuou.

A programação da Academia de Liderança incluiu ainda encontros com representantes do Movimento Pró-Logística, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Associação dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).

O presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa – que também é segundo vice-presidente Leste da Aprosoja, conversou com os alunos sobre as ações da entidade nacional. “Nosso desafio é unir os produtores de soja brasileiros, organizando as associações estaduais, e apesar de todas as dificuldades estamos tendo sucesso nos enfrentamentos necessários”, disse Marcos.

Diretor Administrativo da Aprosoja, Alexandre Schenkel avaliou positivamente o módulo em Brasília. “A formação do nosso futuro líder inclui ampliar o conhecimento político e conjuntural. Esse módulo pode significar uma mudança de paradigmas para as lideranças que estão chegando à Aprosoja”.

O quarto módulo da Academia será realizado em setembro, em Cuiabá. O programa de educação corporativa começou em 2009, adaptando iniciativas similares realizadas por associações de produtores norte-americanas. Atualmente, a Academia é realizada em parceria com o Senar-MT, atendendo principalmente os delegados – associados eleitos por voto direto para o papel de representantes nos núcleos da Aprosoja.

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também