Releases

Texto
Compartilhar

Fortalecimento Institucional

Mudança climática e mercado de carbono são destaques em palestra da Aprosoja-MT

Os assuntos foram apresentados na Parecis SuperAgro, nesta quarta-feira (30.04)

Jefferson Eduardo

30/03/2022

Na maior feira agropecuária e tecnológica da região Noroeste do Estado, a Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), levou aos participantes, nesta quarta-feira (30.03),  uma palestra com o tema “Agropecuária, mudanças do clima e mercado de carbono”, com o sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima.

 

“A grande questão é desfazer o mito que a produção agropecuária no Brasil é danosa devido à escala. Essa discussão sobre mudanças de clima considera a importância de transformar os sistemas alimentares, enfrentando os impactos do aquecimento global para que seja possível alcançar a segurança alimentar global”, frisou o palestrante.

 

Foram apresentados dados sobre emissão de carbono no País, agropecuária de baixo carbono e a agropecuária como parte da solução das mudanças climáticas. Além disso, foram discutidos métodos e adoções de tecnologias para a mitigação de toneladas de carbono por ano no mundo.

 

Segundo o palestrante, Rodrigo Lima, um exemplo foram as metas voluntárias do Acordo de Paris. A iniciativa era adotar tecnologias em 2020 em 35,5 milhões de hectares, mitigando assim de 133 a 163 milhões de mega grama de carbono. As metas ultrapassaram 15%, chegando em 52 milhões de hectares e 170 milhões de mega grama de  carbono mitigado.

 

“Tivemos a oportunidade de falar sobre um assunto relevante, que é o mercado de carbono. Destaco a importância da produção sustentável das cadeias produtivas e a demanda por redução de emissões, que cria oferta de créditos de carbono com integridade ambiental”, enfatizou Rodrigo Lima.

 

A feira Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis, segue até o dia 1º de abril.

 

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Veja Também